Jogadores e colaboradores de todas as áreas do Esporte Clube Água Santa realizaram dois testes para detectar possíveis casos de COVID-19, na manhã desta quinta-feira (25 de junho), na Arena Inamar.
O primeiro exame feito foi o swab, que consiste na utilização de um cotonete especial no nariz e na boca para identificar a presença do vírus no momento do teste. O resultado, no entanto, só ficará pronto no início da próxima semana.
Já o exame rápido foi realizado por meio das amostras de sangue dos pacientes e mostrou o histórico das pessoas em relação à doença - se elas já tiveram contato com o vírus em algum momento. Os resultados saíram logo após os testes, porém não são tão conclusivos como os do swab.
O médico Diego Matheus, um dos responsáveis pelo DM do Água Santa, explicou que a ação foi fundamental para evitar um surto de coronavirus dentro do clube.
"Não há forma mais segura de separar os possíveis infectados daqueles que não estão com a COVID-19. E somente com essa segurança que poderemos retornar às atividades no dia 1 de julho, conforme liberaram o Governo do Estado e a Federação Paulista de Futebol", argumentou.
Diretor executivo do Netuno, Marcos Assunção ressaltou que todas as recomendações das autoridades sanitárias continuarão sendo seguidas à risca na Arena Inamar.
"Realizamos 65 testes swab e rápidos. Mesmo quando tivermos os resultados em mãos, vamos manter a obediência às orientações dos órgãos de saúde e ao protocolo da FPF: uso de máscaras, distanciamento e higienização de todos os ambientes do clube", finalizou o dirigente.
Os atletas liberados iniciarão as avaliações físicas até terça da semana que vem.